quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O professor é aquele que vê a escola como um lugar de muitas potencialidades devido a pluralidade de cultura e saberes ali representada. É aquele que se compromete com a responsabilidade na formação integral dos sujeitos dando subsídios para que possam construir uma vida mais digna e feliz, fortalecendo sua autoconfiança para aprender, relacionar-se e produzir cultura.
O professor que apenas transmite conhecimento não tem compromisso com a formação do sujeito em suas dimensões, pois a aula reprodutiva limita o aluno, pois não permite a formação da sua autonomia, é repetitivo e descolados da sua vivência real. Diferente do criar condições para que o aluno participe ativamente da construção do conhecimento, da ação para a reflexão, voltando para a ação, de forma criativa e transformadora. A sala de aula se transforma num grande laboratório de pesquisa e construção e consertos.

2 comentários:

  1. Legal!!!

    O professor deve ser comprometido com o saber e fazer.

    Abraços e fique com Deus!!!!

    Lindalva
    Pólo Petrópolis

    ResponderExcluir
  2. Patrícia...
    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog, está bastante bacana!!!
    Em segundo lugar, muito obrigada pelas palavras de carinho sobre meu blog e principalmente sobre mim. É muito emocionante perceber a sementinha da amizade que plantamos - as vezes ate sem peeceber diretamente - no coração das pessoas queridas, como você minha amiga!!!
    Que Deus te abençoe ricamente!!! Um beijão pra vc!!!
    Luciana

    ResponderExcluir